quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Usina Santa Maria

Em virtude da grande oportunidade surgida em 1929, para os implantadores de indústrias, foi que os empresários areienses começaram a adquirir os primeiros maquinismos para o parque agro-industrial de Areia, que ainda naquela época era constituídos apenas de engenhos movidos a locomóveis.
Em 1930, embora tivesse como entrave a Revolução encabeçada por Washington Luís e seus adébitos, pensou o coronel Francisco de Assis Pereira de Melo, areiense de grande visão, em montar uma usina para para aproveitamento das condições de produção da cana-de-açúcar no Município de Areia.
Naquele mesmo ano o eminente empresário, firmou contrato com a firma White Martins, para compra de uma usina completa, pela quantia de 800 contos de reis, cujo pagamento seria efetuado pelo comprador da seguinte maneira: metade no ato da compra e o restante com o funcionamento da usina. A maquinaria, que foi trazida da Inglaterra para Cabedelo, foi adquirida junto à firma The Mirless Watson Co Ltds Enginers.
O coronel empenhou-se de tal maneira para obeter o conjunto industrial açucareiro para Areia, junto aos representantes e aos fabricantes, que após ter gasto suas reservas com as tarifas alfandegárias, e com despesas de transporte, preparo de estradas e compra de insumos necessários para a montagem da usina; não contando com nenhuma ajuda financeira, viu-se obrigado, pela sua força moral, a hipotecar alguns de seus bens (terras e engenhos) à firma S. A. White Martins, através de um contrato da usina com direito a explorá-lá. Diante de tais circunstâncias a White Martins enviou para Areia um engenheiro inglês chamado de Kook, o qual foi encarregado dos trabalhos de montagem da usina, tendo ele sido assistido nos erviços pelo mecânico Luis Alves da Costa.

Em 1931 a usina foi inaugurada tendo como um de seus primeiros dirigentes o próprio técnico de montagem. O coronel Francisco de Assis, após sentir-se extenuado, não podendo mais concluir sua empresa, vendo-a fortemente explorada, abalando ainda mais sua condição física, retirou-se para a capital do Estado, onde veio a falecer em 1936. Depois da morte do coronel, a Usina Santa Maria passou a ser dirigida por seus filhos e herdeiros. Em 1952 a Usina foi adquerida pelo industrial Solon Lira Lins. Em 1964 ela foi transformada em sociedade anônima recebendo diversas melhorias. Na década de 1970 a usina foi modernizada com os incentivos do PROALCOOL. Com o fim do programa em 1980 a usina entrou em declínio, levando consigo vários engenhos tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário