sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Série: Prefeitos de Areia

9° prefeito - Professor Leônidas Leonel da Silva Santiago.
Prefeito de 1935 a 1937 e entre 1940 a 1942.

Foi na cidade de Areia que no dia 15 de abril de 1888, nasceu Leônidas Leonel da Silva Santiago, filho do casal Antônio Rogério da Silva Santiago e de Maria Tertuliano de Araújo. 

Após estudar o primário em Areia foi para a capital do Estado, em busca da sua vocação. Na capital concluiu o secundário e em seguida ingressou na escola Normal Estadual. Concluindo seus estudos foi diplomando professor em 18 de dezembro de 1912. Aos 25 anos de idade, em 1913, foi nomeado professor substituto da Escola Primária Estadual masculina de Areia, onde "ensinava com entusiamo. Tinha um gosto especial pela geografia, usando já um mapa, que seria desconhecido em outras escolas". Com seu espírito inovador e com sua vocação indiscutível para o magistério o professor Leônidas teve a ousadia de substituir a velha didática da palmatória. Exerceu suas atividades de docente nessa escola até 1927. 

Com a inauguração do grupo escolar Álvaro Machado em 21 de fevereiro de 1928, foi nomeado seu primeiro diretor. Já em 1931 foi promovido ao cargo de inspetor técnico regional de ensino, permanecendo até o final de 1934. 

Casou numa quinta feira, dia 2, do mês de abril de 1914, com Belarmina da Silva Santiago. O casal não teve filhos. 

Em 16 de janeiro de 1935 assumiu o cargo de prefeito de Areia, substituindo Jaime de Almeida, nomeado pelo interventor interino do Estado Dr. José Marques da Silva Mariz.

Com a promulgação da nova constituição do Estado, foi determinada pela primeira vez a realização de eleição para prefeitos, juntamente com a de vereadores. O diretório municipal do Partido Progressista escolheu o professor Leônidas como candidato a prefeito. Dessa forma se afastou das atividades do executivo no dia 02 de agosto de 1935 para disputar a eleição. Foi eleito como candidato único em 08 de setembro de 1935, sendo empossado em 15 de dezembro de 1935.

Em virtude do golpe de Estado dado por Getúlio Vargas em 1937, que instituiu uma ditadura no país, foi decretada intervenção nos Estados e municípios, assim no dia 15 de novembro de 1937 o professor Leônidas foi destituído do cargo. Com a posse do novo interventor do Estado Dr. Ruy Carneiro o professor Leônidas foi nomeado prefeito de Areia em 19 de agosto de 1940, retornado ao mandato para o qual fora eleito.

Em 14 de março de 1942, muito doente licenciou-se do cargo para cuidar da saúde, sendo substituído pelo secretário Rafael Freire da Silva. Com o agravamento do seu estado de saúde "morreu, em 09 de maio de 1942, pobre financeiramente, desambicioso como sempre foi, levando para o túmulo a sua grande vocação para o magistério e a lembranças de tantos alunos, a quem ele tanto se dedicou",

Entre as homenagens prestadas a sua memória, foi denominada uma das ruas da cidade com seu nome, e quando foi fundada a Loja Maçônica na cidade em 1953, foi dado o seu nome por sugestão dos irmãos José Henrique, Rafael Freire e José Correia da Silva.


Pesquisa de Antônio Carlos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário