quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

José Américo e Padre Cícero.

Em 1950 a eleição para governador da Paraíba teve como concorrentes dois "titãs" da política paraibana: de um lado, José Américo de Almeida, ex Ministro da Viação do governo Vargas, do outro, Argemiro de Figueiredo, que já havia governado o Estado de 1935 a 1940.

Foi um pleito bastante disputado. José Américo contou com o apoio de muitos usineiros, já que o candidato a vice na sua chapa era o usineiro João Fernandes de Lima. Do outro lado Argemiro com o apoio do candidato ao senado e ministro do presidente Dutra, Pereira Lira, bem como do governo do Estado.

Os dois candidatos exploraram bastante os meios de comunicações, como os jornais escritos e rádios. Para conseguir aglomerar um número cada vez maior de pessoas, ambas as chapas, se valeram também da presença de artistas de projeção nacional em seus palanques. Inevitavelmente foi um pleito marcado por grandes comícios, passeatas e por discursos inflamados e agressivos. 

Para fazer frente ao grupo político que contava com o forte apoio do governador do Estado e do então presidente Dutra, que autorizou a concessão de Rádios na Paraíba a Pereira Lira - candidato ao senado apoiado por Argemiro - José Américo se valeu do misticismo religioso bastante presente na época. 

Em plena campanha o areiense, José Américo, mandou confeccionar um boletim que trazia uma foto sua com Padre Cícero, que para muitos nordestinos possuía poderes proféticos. O folheto informava aos eleitores que num encontro ocorrido na fase da grande seca de 1932, o chefe político/religioso do Juazeiro teria dito ao então Ministro da Viação que ele tinha recebido a missão de salvar os nordestinos da seca calamitosa que assolava a região, e que em 1950 seria chamado para salvar a Paraíba de uma calamidade política. 

José Américo soube nesse momento explorar o misticismo religioso construído em torno do conhecido "Padim Ciço" do Juazeiro que na visão de muitos paraibanos teria poderes proféticos, sendo capaz inclusive de adivinhar o futuro.

Como resulto José Américo  foi eleito governador da Paraíba. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário