Pertencente ao coronel Antônio Pereira dos Anjos essa casa comercial, com onze portas e uma águia no frontispício (imagem), era uma das maiores do interior da Paraíba. Com sua visão empresarial Antônio P. dos Anjos, aproveitando o fato de Areia já ter iluminação pública, que funcionava com 12 lampeões a querose, instalada em 1884 e ampliada em 1893, o que viabilizava a possibilidade de ter seu comércio funcionando até tarde, inaugurou seu empreendimento no centro da cidade, num local bem movimentado, no início do século XX. Inevitavelmente se tornou a casa mais frequentada e procurada por toda sociedade já que nela se vendia absolutamente de tudo.
Por ser um homem muito rico, conhecedor e fascinado pelas novidades dos tempos modernos, Antônio Pereira adquiriu o mesmo aparelho, inventado por Graham Bell, que havia deixado extasiado o imperado Dom Pedro II na exposição Internacional da Filadélfia, Estados Unidos, em 1876, pra sua casa comercial: um telefone. Coisa até então não vista no Brejo de Areia.
Além de empresário Antônio foi político , tendo sido presidente do conselho municipal entre 1913 a 1916. Ele era o bisavô do saudoso historiador Tancredo Torres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário