quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Série: Prefeitos de Areia

8° prefeito - Coronel Jaime Augusto de Almeida.
Prefeito de 1929 a 1935.

Nasceu em Areia no dia 25 de junho de 1881, filho do capitão Inácio Augusto de Almeida e de Josefa Leopoldina Leal de Almeida. No ano de 1907 casou-se com Júlia Soares dos Santos Leal, filha de Francisco Simeão Soares da Costa e de Maria Laurinda da Muta Leal.

Após estudar o curso primário com os mestres Targino Calaça Buril e Cândido Fabrício do Espírito Santo, teve que interromper os estudos pela morte prematura do pai em junho de 1899. Dessa forma teve que assumir a administração do engenho, Olho D'Agua, da família pois seu irmão mais velho Inácio Augusto de Almeida Leal estava no seminário onde viria a se ordenar padre.

Apesar de dedicar-se a agricultura acompanhava de perto a política feita pelo tio, Mons. Walfredo Leal que era um dos políticos de maior prestígio no Estado, além das atividades políticas de dois cunhados, Dr. Antônio Simeão Leal (deputado federal) e Alfredo Simeão Leal,  (membro do conselho municipal e prefeito).

Em 1928 seu irmão Dr. José Américo de Almeida foi nomeado por João Pessoa, secretário geral do Estado, e com o rompimento do governador com o Coronel Cunha Lima Filho passou a ser o chefe político de Areia. Em fevereiro de 1929 foi nomeado prefeito de Areia, assumindo em 13 de fevereiro de 1929, permanecendo no cargo até 15 de janeiro de 1935.

Foi um bom administrador, mas sua gestão ficou marcada pela polêmica derrubada da centenária Gameleira quando sofreu forte oposição dos primos Dr. Horácio e Dr. Elpídio de Almeida.

Foi na sua administração em 1933, que foi construído o primeiro coreto na praça João Pessoa, e que foi demolido em 1966. (O coreto atual foi construído na gestão de Ademar Paulino de Lima [1989-1992], que merecidamente tem o nome do prefeito Jaime de Almeida).

A partir de 1935 afastou-se da política, e tendo enviuvado no início da década de 1950, casou-se com Maria José Pio de Vasconcelos.

Veio a falecer em Campina Grande em 03 de outubro de 1963.

Pesquisa de Antônio Carlos Teixeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário