sábado, 3 de dezembro de 2016

Série: Prefeitos de Areia

1º Prefeito de Areia - José Elias Dávila Lins.
Prefeito entre 5 de junho a 24 de dezembro de 1895.

No ano de 1851 nascia, em Areia, o filho do Coronel Remigio Veríssimo Avila Lins e de Maria Carolina Augusta de Albuquerque que receberia o nome de José Elias Dávila Lins. Desde cedo o pequeno José Elias havia se acostumado com o ambiente político/militar da família já que era filho de um coronel e neto do Capitão- mór Bartolomeu da Costa Pereira. Todavia se interessou pela medicina, formando-se no Rio de Janeiro em 1883.
Com o diploma em mãos foi trabalhar no Amazonas, retornando para cidade natal só em 1894. Chegando em Areia passou a exercer sua profissão ao mesmo tempo em que entrava firme na politica, influenciado pela história familiar, fazendo oposição a Dr. Cunha Lima.
Em 06 de março de 1895, diante de uma oportunidade de vaga surgida na Assembléia Legislativa foi eleito deputado estadual. Com a criação dos cargos de prefeitos, foi nomeado prefeito de Areia pelo presidente do Estado Álvaro Machado em 25 de maio de 1895, assumindo o cargo em 05 de junho. Em 13 de novembro de 1895 tave que se licenciar do cargo de prefeito, pois assumiu o cargo de Inspetor de Higiene do Estado (Secretário de Saúde). Foi exonerado do cargo de Prefeito em 24 de dezembro de 1895. Por problemas de saúde pediu afastamento do cargo de Inspetor de Higiene do Estado em 1900.
Faleceu em 1901 aos 50 anos de idade, deixando viúva Maria Hosana de Albuquerque e nove filhos.

Fonte: Antônio Carlos Teixeira. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário