Em Areia, na década de 70 do século passado, mais ou menos vinte anos após as primeiras transmissões televisivas no Brasil, coube ao então prefeito Elson da Cunha Lima "apresentar" à população mais carente essa "caixa de imagens". Como esses aparelhos eram artigos de luxo o prefeito adquiriu um que foi "instalado" no térreo da prefeitura municipal, assim muitos areienses tiveram seu primeiro acesso a esse tipo de entretenimento.
Até década de 1960 e início de 1970,
as práticas de lazer e sociabilidade dos areienses se resumiam ao rádio, aos encontros nas calçadas das residências, aos passeios, as frequentes festividades religiosas e aos almoços de finais de semanas nos sítios e engenhos de familiares.
A aquisição do televisor despertou a curiosidade
da população. Os olhares e os comentários dos areienses se voltaram para o térreo da prefeitura. A partir de então os habitantes poderiam não só ouvir, mais também enxergar com seus próprios olhos os personagens que outrora eram distantes, desconhecidos.
A chegada do novo aparelho antes de qualquer coisa representava sinônimo de modernidade e progresso. Dessa forma a presença do objeto causou uma reorientação das pessoas em seus cotidianos, pois fomentou hábitos, proliferou atitudes, incentivou o consumo e mudou a visão do tempo.
Conta-se que a prefeitura ficava repleta de pessoas que desejavam apreciar e acompanhar a programação televisiva, sobretudo nos horários das telenovelas. Paulatinamente o espaço da prefeitura se constituiu num ambiente de confluência de familiares, conhecidos, amigos e vizinhos.
Desde esta época a cidade era conhecida e saudada pelo seu desenvolvimento, os políticos da época vislumbravam isto para esta cidade, a exemplo também, Tetro, Cinema, recreação em praça pública. Ja nos tempos atuais a cidade se deparou com políticos corruptos que lhe arrastaram para a precariedade.
ResponderExcluirTeatro
ExcluirNão é do meu tempo, mas dizem que era lotado, as pessoas iam toda noite assistir o jornal e a novela das oito.
ResponderExcluirÉ verdade! Lembro disso com muita saudade!
ResponderExcluirAinda vi Televisão na prefeitura no final da década de 70 e início da década de 80. Era ligada no horário do Jornal Nacional e desligada após a novela das 20:00. As vezes ficava ligada quando eram transmitidos jogos de futebol.
ResponderExcluirEu lembro e ainda assisti jogos de futebol nessa tv na prefeitura.
ResponderExcluir