segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Manuel de Cristo Grangeiro e Melo e a música em Areia

Em Areia um dos personagens que contribuíram para a valorização da cultura da cidade na arte da música foi Manuel de Cristo Grangeiro e Melo, que chegou a cidade por volta de 1820. Instalado na cidade logo abriu uma escola de música e organizou um conjunto musical.

(...) Organizou, em 1847, a primeira banda de música que teve Areia, desde logo considerada excelente. A corporação da banda era formada pelo corpo da guarda nacional, ao tempo em que Joaquim José dos Santos Leal era seu comandante, e mantinha-se às expensas da unidade militar a que pertencia, nada custando aos cofres públicos. (ALMEIDA, 1958, p. 193)

Entretanto em 1856 a cidade de Areia chorou a morte de Manuel de Cristo, vítima da colera morbus. Com a morte dele quem a assumiu o comando da banda de música local foi seu filho Tristão Grangeiro de Melo, que logo deu um nome a banda: Fénix Musical.  O conjunto percorria várias localidades da região nordestina e nas festas religiosas adquiriram exclusividade de suas apresentações musicais, nos festejos das padroeiras e padroeiros das cidades.
Esse conjunto musical era constituído essencialmente pela presença masculina. As filhas de Manoel de Cristo, apesar de serem excelentes musicistas, se limitavam em tocar e cantar no côro da igreja. Isso por que dentro da sociedade patriarcal areiense lugar de mulher era dentro de casa, e o máximo que podiam participar da vida pública da cidade era tocar na igreja, ou seja, ir pra missa. Dessa forma não podiam participar da banda que o pai havia criado, e o irmão dava continuidade, pois a mesma se apresentava em ambientes que não eram vistos como adequados para mulheres ou moças de bem, religiosas e de família como eram. 
Atualmente a banda de música de Areia se chama Abdon Milanes. Ela recebeu esse nome em homenagem ao maestro Abdon Milanez, nascido em Areia em 10 de agosto de 1858. Milanez foi engenheiro e músico, ocupou o cargo de auxiliar da estrada de ferro D. Pedro II, em 1881. Na música foi aluno e participou da banda de Tristão Grangeiro de Melo. Sua primeira obra de fôlego foi opereta Donzela Theodora, apresentada em 1886, com letra de Arthur de Azevedo, que obteve grande sucesso nos teatros do Rio de Janeiro. Abdon Milanez também foi autor de muitas peças teatrais, e como musicista fez a música do hino da Paraíba em parceria com o areiense Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo, que foi responsável pela poesia do hino. (RIBEIRO, 1992).


Nenhum comentário:

Postar um comentário